Alfabetização tecnológica
Introdução
Sabe-se que a existência dos meios audiovisuais cria certa expectativa e uma situação incômoda do ponto de vista pedagógico e cultural, já que, atualmente, o professor não é mais o detentor de todo o conhecimento e o aluno aquele que apenas aprende, ao contrário, o aluno, muitas vezes, traz conteúdos que o próprio mestre desconhece, isto porque aquele pertence a uma civilização icônica, enquanto este pertence a uma civilização pré-icônica, necessitando de uma preparação para que, desta forma, tenha competência para realizar seu trabalho, consciente dos diversos meios que podem levar ao raciocínio e ao conhecimento, além da tradicional aula expositiva.
A presente síntese visa abordar os seguintes temas relacionados à alfabetização tecnológica do professor: professor e tecnologia, sociedade e tecnologia, conceito de alfabetização tecnológica do professor e a contribuição dos professores.
Professor e Tecnologia
A tecnologia se apresenta atuante no que diz respeito à sua aplicação na área educacional, por isso o termo alfabetização tecnológica, visto que o professor deve ser capacitado a enfrentar os novos desafios que a dinâmica da sociedade em que se vive traz.
Ao transformar as maneiras pelas quais adquiriria sua sobrevivência, o homem modificou profundamente suas relações, principalmente a partir das tecnologias criadas para a transmissão de conhecimentos e informações, assim teve-se, sucessivamente, o surgimento da escrita, da imprensa e, finalmente, da informatização.
O papel da educação deve ser o de democratizar o acesso ao conhecimento, à produção e interpretação destas tecnologias, suas linguagens e conseqüências, desta forma, torna-se indispensável o preparo do professor para que as utilize pedagogicamente.
Pode-se facilmente perceber que a tecnologia ultrapassou os limites da realidade social de cada indivíduo, já que, mesmo aquelas pessoas sem condições dignas de