alfabetização slides
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇAO
A Natureza do Nosso Sistema de Escrita. Qual é?
É alfabética a nossa escrita, isto é: cada letra representa as unidades mínimas de som identificadas nas palavras. Por exemplo, para escrever a palavra “casa” precisamos de quatro letras porque nesta palavra são identificados quatro sons [k-a-za].
No entanto, a história conta que foram necessários muitos anos para que surgisse na Grécia o sistema de escrita alfabética.
Para entender em que consiste a natureza deste sistema de escrita, é necessário compará-lo a outros sistemas.
Existia uma forma muito antiga de escrita cujos sinais gráficos representam objetos. A forma mais primitiva é a escrita pictográfica, ou seja, os caracteres são os pictogramas, espécies de desenhos dos objetos representados. Como exemplo, na antiga escrita egípcia, o pictograma para o peixe era o seguinte:
O homem primitivo serviu-se de diversos meios de comunicação, no entanto, nenhum deles tinha a finalidade de representar a língua oral. Eram totalmente independentes da fala. Consiste em transmitir uma ideia, um conceito ou um objeto através de um desenho
(símbolo) figurativo e estilizado.
A escrita pictográfica foi a base da escrita cuneiforme e dos hieróglifos, origem de todas as formas de escrita e, apesar dos
"milênios", a pictografia continua a ser utilizada, principalmente na sinalização do trânsito e de locais públicos, pois são autoexplicativas e universais.
Depois começaram a surgir sinais gráficos mais estabilizados e arbitrários que não tinham semelhança com o que se pretendia representar. Assim, surgiram as chamadas escritas ideográficas, isto é, representavam a ideia de quem queria registrar uma mensagem.
Na medida em que os símbolos gráficos deixavam de ser uma imitação mais próxima do objeto representado, estes símbolos tornaram-se convenções. Na escrita egípcia convencionou-se, por exemplo, que peixe passaria a ser representado pelo