CIENCIAS SOCIAIS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
RUA JOSÉ PETITINGA, 3D, SANTO ANTONIO, JUAZEIRO-BA, 74-3612 0729
CNPJ 10.963.900/0001-98
2
Ementa:
O papel do planejamento no Serviço Social. Determinações conceituais de plano, programa e projeto. Concepção e metodologia de planejamento estratégico e participativo. Instrumentos e técnicas para elaboração e execução de planos, programas e projetos.
Objetivo:
Analisar as concepções de planejamento estratégico e participativo e instrumentalizar para a execução de planos, programas e projetos.
3
PLANO/ PROGRAMA E PROJETOS
PLANO
O plano delineia as decisões de caráter geral do sistema, as suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidades.
O plano tem o sentido específico de sistematizar e compatibilizar objetivos e metas, procurando otimizar o uso dos recursos do sistema. Deve, ainda, fornecer referencial que permita continuar os estudos setoriais e/ou regionais, com vistas a elaborar programas e projetos específicos, dentro de uma perspectiva de coerência interna do sistema e externa, em relação ao contexto no qual o sistema se insere.
A exequibilidade do plano está condicionada a uma ponderável centralização de decisões e de controle, dentro do sistema: requer que as unidades dos diferentes níveis acompanhem as decisões e aceitem o controle centralizado.
Segundo Lozano, são os seguintes os componentes estruturais de um plano:
a) a síntese dos fatos e necessidades que motivam o plano e a formulação de objetivos;
b) a formulação da política de prioridades (explicita) e a razão da escolha;
c) o quadro, ordenado por itens, das mudanças a operar, quanto à expansão de diferentes e modalidades do sistema, á estrutura e ao conteúdo dos setores e dos níveis dos rendimentos previstos;
d) o quadro cronológico das metas ou resultados a alcançar ao término do período ou em etapas; e) os tipos e a magnitude dos recursos humanos , físicos e instrumentais