alfabetização na educação infantil
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Alfabetização na Educação Infantil
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2014
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
6° SEMESTRE
Alfabetização na Educação Infantil
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2014
Sumário
1. Tema
Alfabetização na educação infantil.
1.1. Delimitação do tema
Alfabetização na educação infantil na escola particular Nossa Escola, no ano de 2014 - Um estudo de caso no GII.
2. Problema
Será que há uma receita para alfabetizar?
3. Hipótese
A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. Infelizmente não há um método nem uma receita a ser seguida passo a passo, pois a alfabetização é algo muito maior do que somente ensinar crianças a ler e a escrever, alfabetizar é algo muito além de um método.
Não a uma idade mínima para se começar a alfabetizar, ainda mais no mundo em que vivemos, um mundo letrado onde para todos os lados que olhamos à letreiros, placas, rótulos das embalagens, os manuais de instrução, livros. As letras estão em todas as partes porque fazem parte da forma como nos comunicamos.
Precisamos permitir que as crianças entendam a função da língua escrita, para que percebam que lendo elas conquistam informações que não possuíam antes de ler, isso não é antecipar o ensino fundamental, isso é apenas uma contribuição para que essas crianças entrem numa prática social pertinente.
Muitos professores acreditam que a alfabetização só é necessária e melhor aproveitada quando a criança já adquiriu certa maturidade que seria por volta dos 7anos de idade, pois acreditam que alfabetização na educação infantil pode acarretar a perca do lúdico, ou seja, elas deixariam de brincar mais cedo, sendo