Alfabetização Científica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS – ICE
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DQ
1º RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
MANAUS – AM
Dezembro de 2013
Aluno: Ayrton Lucas Lima Teles 21201646
1º RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
Dr. Prof. Marlon de Souza Silva
MANAUS – AM
Dezembro de 2013
1. ELEMENTOS QUÍMICOS – REAÇÕES INORGÂNICAS
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Elemento químico pode ser definido como um conjunto formado por átomos de mesmo número atômico (Z). Eles são representados por símbolos adotados de acordo com critérios internacionais, sendo que esses símbolos são reconhecidos em qualquer língua ou alfabeto (Brasil Escola, 2013), ou seja, qualquer indivíduo que estuda ou já estudou os elementos químicos sabe diferenciá-los de acordo com seu símbolo.
Com a variedade de elementos químicos, tendo em vista que cada um tem suas propriedades organolépticas específicas, é perceptível que eles estão juntos na natureza da forma mais estável possível. Isso acontece por que cada elemento busca melhores condições para que seu núcleo não emita tanta energia além do que pode. Para isso, esses elementos estão combinados por meio de ligações químicas e, se perto de outra espécie química, pode recombina-se formando outros compostos. A essa recombinação ou rearranjo dá-se o nome de Reação Química.
De acordo com (De Boni & Goldani, 2007), de maneira genérica, as reações químicas (em se tratando de química inorgânica) podem ser agrupadas em apenas seis tipos:
Reações de Síntese (ou de adição)
Em uma reação de síntese, duas ou mais substâncias reagem produzindo uma única substância. Exemplo: 2Na + Cl2 → 2NaCl
Reações de Decomposição (ou de análise)
Essas reações são opostas as de síntese, ou seja, ocorrem quando temos apenas um reagente que se separa (decompõe) em duas ou mais substâncias (simples ou compostas) quando submetido a algum tipo de energia,