Alfabetização aos Seis anos
O Ensino Fundamental com duração de nove anos deve ser visto realmente como uma forma de ter mais tempo para a alfabetizar as crianças a partir dos seis anos de idade, ou seja, são dois anos para cumprir a fase de alfabetização, que é de suma importância para o desenvolvimento e desempenho dos alunos nos anos seguintes.
É interessante nessa fase de aprendizado, que a criança seja estimulada não só a escrever e ler, mas entender o que está lendo e escrevendo. Para isso é necessário um material didático que trabalhe o conteúdo e as partes cognitiva, psicomotora e lúdica também. Alfabetização e letramento, são complementares entre si, e a escrita e leitura fazem parte da construção do conhecimento.
Com certeza, com essa mudança, é fundamental ter conhecimento sobre o desenvolvimento humano, suas fases e períodos.
Para Wallon, o desenvolvimento infantil dá-se em estágios. E no estágio categorial, que é de 6 a 11 anos, inicia-se o desenvolvimento da memória, atenção e abstração. Portanto, a crianã capacita-se para ler e escrever, é nessa fase que se inicia a idade escolar.
Segundo Almeida e Mahoney (2003, p.53): “Nesse momento emerge o pensamento categorial, que juntamente com o pré-categorial caracteriza a inteligência discursiva”.
Vejo como sendo positiva essa mudança, pois a Educação no nosso país tem que progredir sempre e não estagnar, as crianças hoje em dia, desde que nascem, estão inseridas num mundo onde as informações não param de chegar e a Escola tem um papel fundamental neste aspecto desde a fase de alfabetização e letramento.
Referências
ALMEIDA L.R. e MAHONEY A. O. Henry Wallon – Psicologia e Educação. 3ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2003.