Alfabetizaçao com escrita e leitura
Parece que o medo toma conta das crianças e adultos, o medo de soltar seu pensamentos suas ideias e criatividade. Muitos graduados encontram-se da mesma maneira, são alfabetizados mais não interpretam o texto que lê. Tudo isso devido à importância e preocupação ao longo desses anos sempre foi do saber ler e escrever sem englobar as habilidades necessárias para uma educação de qualidade.
O uso da seguinte frase de Malba Tahan ‘’ A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê” tem sido a realidade grotesca da população. Há muito ainda o que aprender para ensinar, alguém preparado faria mais pessoas preparadas para o futuro; É essa a questão do porque muitas crianças e adultos não estão plenamente alfabetizados.
Alfabetizar não é somente ensinar a escrever e ler com as letras do alfabeto é muito além disso; Ser alfabetizada é uma criança ou adulto que sabe ler porem letrada é aquela criança ou adulto que faz uso das habilidades, que tem o prazer pela leitura que usa a escrita nos mais diferentes gêneros de textos; É saber usar a escrita em diversas circunstancias, que fazem parte do seu dia a dia.
Até a família entra nesse ponto tão importante onde pode aproveitar da melhor situação possível da escrita e leitura e usar no cotidiano através do convívio formas inovadoras como por exemplo ler para elas, se comunicar com a criança, mostrar a ela todos os conhecimentos possíveis a vida social. Depois disto podemos chegar na escola que é o ponto chave da educação dos alunos mas a escola não deve levar sozinha essa responsabilidade, juntos devem trabalhar a alfabetização.
De uma forma bem clara o letramento é se apoderar da leitura, usando todos os recursos existentes como Histórias em quadrinhos, receitas de bolos, jornais, o uso da tecnologia como telefone, fax, correio, computador, câmeras, uso de todos os gêneros possíveis, é envolver a sala como se fosse o mundo fora dali. O mundo que resgatou o máximo de informação; Isso traz a