Construção da leitura e escrita através dos métodos de Alfabetização
a) estratégia usada pelo professor ou abordagem
b) ponto de partida da leitura Quanto à estratégia usada pelo professor ou abordagem, os métodos podem ser globais ou não globais.
Globais: frases, palavras, sílabas e letras são apresentadas dentro de um contexto: são contextualizados.
Não globais: frases, palavras, sílabas e letras são apresentadas soltas; são descontextualizados. Quanto ao ponto de partida da leitura, os métodos podem ser sintéticos ou analíticos. Sintéticos: também chamados fonéticos ou fônicos, tem como partida os sons das letras (fonemas) ou sons das sílabas (unidades fonéticas). Analíticos: têm como ponto de partida palavras, frases ou textos. O ponto de partida da leitura determina a operação lógica predominante que o aluno vai fazer no início da alfabetização. Se o aluno partir da palavra para chegar às letras, a operação predominante é a análise e, por isto, o método é analítico. Se o aluno partir das letras ou das sílabas para chegar à palavra, a operação predominante é a síntese, por isto, o método é sintético. Os métodos fonéticos são sintéticos e os métodos não fonéticos são analíticos.
Métodos sintéticos
Processo Alfabético ou ABC Nesse processo, aprende-se antes de qualquer coisa o nome da letra, depois sua forma, logo as sílabas e suas modificações e depois disso, as palavras e suas propriedades. Os alunos aprendiam memorizando as letras do alfabeto e todas as combinações possíveis com duas ou três letras. Usava-se a soletração. As crianças aprendiam a