1 Educa O Infantil Paper Pronto J Numerado Pronto Para Entrega
Autor (Juliane Galvan)
Prof. Orientadora: JANE APARECIDA RIBEIRO
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia – Estágio II
02/06/2014
RESUMO
O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento e Alfabetização na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino – aprendizagem infantil.
Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em grandes autores, bem como a pesquisa de campo, onde foram realizadas as regências. Desta forma este estudo proporcionara uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano e em especial na vida da criança. .
Palavras-chave:Aprendizagem. Alfabetização. Lúdico.
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, os educadores têm se preocupado mais com a Educação infantil. Muito se tem refletido sobre a alfabetização das crianças, neste período que antecede ao Ensino Fundamental. O contexto educacional atual, voltado para um processo ensino-aprendizagem que valoriza as experiências cotidianas das crianças e sua bagagem cultural, fez surgir um novo conceito de alfabetização. O termo letramento então surgiu para definir a aprendizagem do uso social da leitura e da escrita. O letramento surgiu, a partir da década de 80, como uma forma de se repensar a prática educativa no ensino da leitura e da escrita, como forma de levar o sujeito