alfabetizando sem o b á ba
SUMÁRIO
Prefácio 4
Introdução 8
1. História da alfabetização 11
2. O ensino e a aprendizagem: os dois métodos.. 35
3. Avaliação, promoção, planejamento 61
4. O método das cartilhas 79
5. Panorama do processo de alfabetização 103
6. A decifração da escrita 119
7. Procedimentos para o estudo das letras 133
8. Sugestões de atividades na alfabetização 163
9. A produção de textos espontâneos 197
10. As hipóteses por trás dos erros 241
11. Ditado e cópia 287
12. Leitura e interpretação de texto 311
13. Ortografia da língua portuguesa 341
Apêndice — A categorização gráfica das letras 359
Bibliografia 389
Índice de tópicos por capítulo 397
PREFÁCIO
Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu é, sem dúvida, um livro pioneiro. O próprio título já evidencia o seu pioneirismo: uma nova proposta de metodologia da alfabetização, totalmente liberta do método silábico, cartilhesco ou não.
Ao contrário do que se pode imaginar, não é apenas quando nos utilizamos da cartilha que o método silábico do bá-bé-bi-bó- bu se encontra subjacente à prática de ensinar a ler e escrever.
Como bem mostra o autor, mesmo em práticas consideradas inovadoras e bem distantes da cartilha, a única tábua de salvação, para muitos professores, é voltar ao antigo bê-a-bá.
Outra grande inovação (diríamos até "evolução") trazida por este livro é colocar no centro da discussão da aquisição da leitura e da escrita a noção de ortografia, ausente de qualquer outra abordagem do assunto já conhecida. Não nos referimos à ortografia apenas como uma meta a ser atingida no final do processo, mas como a noção fundamental que sustenta o nosso sistema de escrita. O autor nos mostra que, ao contrário do que comumente se pensa, nosso sistema de escrita não é apenas alfabético (o que o tornaria uma mera transcrição fonética), mas ortográfico (servindo a ortografia, entre outras coisas, para anular a variação lingüística no nível da palavra). Assim,