Paulo freire: método de alfabetização
Introdução
Paulo Freire (1921-1997) ficou conhecido mundialmente nas décadas de 1960, por seu método de alfabetização de adultos, que alfabetizava em 40 horas sem cartilha ou material didático. Paulo Freire concebe educação como reflexão sobre a realidade existencial. Em seu método de alfabetização usa palavras do dia a dia, chamadas de palavras geradoras como base para iniciar seu trabalho, deixando de lado o aprendizado mecânico do BA-BE-BI-BO-BU, alfabetizando com palavras, sendo ela uma aprendizagem da leitura e da escrita que equivale a uma releitura de mundo.
Em sua primeira experiência, em 1963, Freire ensinou 300 adultos a ler e escrever em 45 dias. Esse método foi adotado em Pernambuco, mas em 1964, com o golpe militar que derrubou o governo do Presidente João Goulart, Freire é detido acusado de pregar o comunismo. Freire fica em exílio por 16 anos, onde escreveu vários livros . Paulo Freire dizia que “a educação é uma ato político”, ou seja, a educação é usada para doutrinar politicamente o aluno. Uma coisa que marca bem a sua pedagogia é que ele parte do individuo, o que ele sabe e com isso ele vai trabalhando. Ele é mundialmente conhecido, escreveu mais de 50 livros e muitos Institutos levam seu nome na Europa, Estados Unidos, América Latina, China, África etc. O educador brasileiro que via como tarefa da educação a construção do senso crítico pela verdadeira cidadania e não apenas a mera formação para o mercado do trabalho nasceu em Recife, no dia 19 de setembro de 1921 e faleceu no dia 02 de maio de 1997, aos 75 anos, em São Paulo.
Paulo Reglus Neves Freire
Gadotti (1996), Projeto Memória (2005) Paulo Freire nasceu em Recife, no dia19 de Setembro de 1921, filho de Joaquim Temístocles Freire. Desde sua infância Freire já era muito estudioso, não se conformava em irá aula sem a lição pronta e quando não tinha certeza de alguma matéria que não sabia, não comparecia a aula. “Fui