A importância do ato de ler
Bruno Rafael Matos de Souza¹
RESUMO
Paulo Reglus Neves Freire, educador brasileiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco. Tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio. Ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias; desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu principal livro: Pedagogia do Oprimido foi lançado em 1968. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil. Doutor Honoris Causa por 27 universidades recebeu diversos prêmios. Em seu livro “A Importância do Ato de Ler”, Paulo Freire, relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Ao mesmo tempo, nos esclarece que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo e também enfatiza a importância crítica da leitura na alfabetização, colocando o papel do educador dentro de uma educação, onde o seu fazer deve ser vivenciado, dentro de uma prática concreta de libertação e construção da história, inserindo o alfabetizando num processo criador, de que ele é também um sujeito.
1. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
1.1 Citações
“[...] Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais”. (p. 11)
[...]
“[...] Com ela, a leitura da palavra, da frase, da sentença, jamais significou uma ruptura com a "leitura" do mundo. Com ela, a leitura da palavra foi a leitura da ‘palavra mundo’.” (p. 11)
[...]
“Não eram, porém, aqueles momentos puros exercícios de que resultasse um simples dar-nos conta de uma página escrita diante de nós que devesse ser