11111111111111111111111
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
COMPONENTE CURRICULAR: FIS110 – FÍSICA I
DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO UNIFORME
FEIRA DE SANTANA – BA
Junho/2014
Anna Caroline Santos
Antonio Vinicius Pinheiro
Bruna Moreno
Gabriel Lopes
DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO UNIFORME
Trabalho apresentado à disciplina de Física I –P0101, do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana como requisito avaliativo, sob orientação do Eduardo Brescansin de Amôres.
Feira de Santana – BA
Junho/2014
Sumário
1. Objetivos
Análise do movimento uniforme, obtenção da velocidade por cálculo direto e por meio do gráfico.
Observar a incidência da taxa de erro de percepção humano e sua implicância na variação dos dados obtidos em gráficos e tabelas.
2. Resumo
Quando um corpo executa um movimento com velocidade constante em relação a um determinado referencial, dizemos que este corpo está tendo um movimento uniforme (MU). Isso significa dizer que o corpo móvel percorre distâncias iguais para intervalos de tempos iguais. Nesse tipo de movimento, apenas o espaço percorrido sofre variação no tempo. Dessa forma já é possível calcular a velocidade média deste corpo, em relação ao espaço e ao tempo percorrido, como já foi dito.
Para a realização da obtenção da velocidade em relação à posição e ao tempo, foi usado como referencial o posicionamento que a bolha de ar assumiu no tubo retilíneo com água, sendo que nos momentos em que a bolha muda de posição, o tempo foi medido com um cronômetro, assim podendo ser possível a realização do cálculo do valor médio, da mediana e do desvio padrão para a velocidade.
Mas vale ressaltar que em todos os experimentos pode haver erros, que advêm de vários fatores, este experimento o erro que