Aletramento
Na verdade não sou contra nem a favor, porém precisamos nos adaptar as mudanças e com essas novas medidas nos aperfeiçoar para atender a nova clientela. E essa medida veio para inserir as crianças menos favorecida, pois elas eram inserida nas escolas bem mais tarde e sem nenhuma bagagem, com essa nova medida as crianças menores terão maiores oportunidades sociocultural de aprender e viver seu tempo de infância.
Não, pois elas estavam inseridas num ambiente sem cobrança e agora com a ampliação do Ensino Fundamental cria-se uma expectativa muito grande num ambiente diferente onde a nova escola irá transformar a criança em aluno com suas obrigações.
2. A escola está preparada para receber as crianças de seis anos de idade?
Muitas escolas não estão preparadas, devido essa nova realidade, o Ensino Fundamental de nove anos traz diversos implicações, desde a exigência de investimentos em aspectos físicos e materiais para atender a criança de seis anos no espaço escolar, até a destinação de recursos relacionados a políticas de formação de professores e demais necessidades de cunho pedagógico.
3. Os professores estão preparados para atender a essa faixa etária?
Não, pois o educador precisa atender e assistir criança como um todo, não só no aspecto cognitivo, mas, também nos aspectos físicos e psicológicos. A garantia dessa nova proposta vai exigir uma reestruturação tanto de recursos materiais quanto humano, visto que será necessária uma adaptação das escolas e professores para lidar com a ampliação do Ensino Fundamental. E se ter a preocupação com a necessidade de formação continuada e da adequação da prática para lidar com os alunos menores, então, os professores precisam estar mais preparados para lidar com essas