alessandro
1 – IDENTIFICAR O QUE CADA ALUNO DA TURMA JÁ SABE
O que é Conhecer como as crianças aprendem a ler e escrever e utilizar esse saber para aferir o que elas já dominam e poder planejar a rotina de atividades em sala, montar os agrupamentos a realizar intervenções .
Ações : identificar, por meio de diagnósticos, em que nível cada aluno está, agrupá-los de acordo com estágios de conhecimento próximos e realizar atividades adequadas para auxiliar no avanço de todos.
Erros mais comuns
*Não usar as informações da sondagem no planejamento.
*Não planejar atividades diferentes para alunos alfabéticos e não alfabéticos.
2 – REALIZAR ATIVIDADES COM FOCO NO SISTEMA DE ESCRITA
O que é : Contemplar atividades que levam a criança a refletir sobre as relações grafofônicas e as peculiaridades do sistema alfabético, tentando ler e escrever por si próprios.
Ações : Promover, mesmo antes que os alunos saibam ler e escrever convencionalmente, momentos em que eles possam fazê-lo, lançando mão de atividades como escrita de lista de nomes e leitura de textos de memória.
Erros mais comuns
*Deixar o estudante escrever sem intervir nem fornecer informações.
*Pedir que os alunos copiem textos.
*Não desafiar a turma a ler.
3 – REALIZAR ATIVIDADES COM FOCO NAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM
O que é : Trabalhar o propósito comunicativo dos textos ( informar, emocionar, argumentar etc.) e a forma como eles se apresentam na vida real, investigando a estrutura e as marcas características de cada gênero.
Ações : Desenvolver comportamentos leitores (encontrar dados, comentar livros etc.) e escritores (adequar a linguagem a diferentes gêneros) em atividades como a leitura pelo professor e a produção de texto oral com destino escrito.
Erros mais comuns
*Ler para turma sem destacar as características da linguagem.
*Explorar apenas as características de cada gênero sem produzi-lo.
4 – UTILIZAR PROJETOS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAR
O