Alessandro volta
Introdução
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta nasceu em Como (Itália) a 18 de Fevereiro de 1745 e faleceu a 5 de Março de 1827.
Volta foi um físico italiano, conhecido especialmente pela invenção da pilha eléctrica. Em 1801 apresentou a Napoleão a sua invenção e, graças ao seu feito, foi condecorado com o título com de conde.
Foi professor de Física na Universidade de Pavia e recebeu a Medalha Copley em 1794, entre muitos outros prémios.
Em 1881 uma unidade eléctrica recebeu o nome de Volt, em homenagem a este cientista.
Vida e Feitos de Alessandro Volta
Volta nasceu e foi educado em Como, Itália, onde ele se tornou professor de Física na Escola Real em 1774.
A sua paixão foi sempre o estudo da electricidade. De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus foi seu primeiro livro científico.
Em 1775 ele criou o electróforo, uma máquina que produzia electricidade estática.
Em 1779 ele tornou-se professor de Física na Universidade de Pavia, posição que ocupou durante 25 anos.
Em 1780 demonstrou que a origem da corrente eléctrica, descoberta por Luigi Gavani, não estava nos seres vivos mas sim no contacto entre dois metais num meio ionizado. É na sequência das suas investigações sobre a electricidade que Volta constrói as primeiras pilhas químicas, dando assim início ao estudo da electricidade e dos circuitos eléctricos, estudos esses que constituíram as bases do rápido desenvolvimento da teoria electromagnética que se observou nos anos seguintes.
Outro importante contributo de Volta para a ciência foi a descoberta e isolamento do gás metano e a invenção do electróforo, um aparelho que permite a produção de cargas electrostáticas por atrito.
Em 1794, Volta casou-se com Teresa Peregrini, filha de Count Ludovico Peregrini e esse