ciclo de suprimentos
JÚLIA GABRIELLY GARCIA DA SILVA
MARIA GABRIELA DE OLIVEIRA
MARIA LUIZA SANTOS DO NASCIMENTO
THAIS SOARES RIBEIRO
CICLO DE SUPRIMENTOS
Professor: Rosenil
Lorena – SP
INTRODUÇÃO
O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management (SCM), é uma estratégia de negócio que visa o aumento do valor da cadeia e de seus clientes, através da otimização do fluxo de produtos, serviços e informações relacionadas.
O que são suprimentos?
Suprimentos pode ser definido como a aquisição, bem como arranjo da movimentação de recebimento de materiais, produtos acabados e peças desde os fornecedores de matéria-prima até a produção, armazéns ou lojas de varejo.
Cadeia de suprimentos
“O ciclo de suprimentos segundo Chopra & Meindl (2003), relaciona o fabricante e o fornecedor, incluindo os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorra sem atrasos.”
Uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios direta ou indiretamente no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também, transportadores, depósitos, varejistas e até mesmo os clientes. O principal motivo pela existência de qualquer cadeia de suprimentos é satisfazer as necessidades do cliente em um processo gerador de lucros.
A cadeia de suprimentos é na verdade composta por redes. O nome mais correto deveria ser “redes de suprimentos. Uma cadeia pode envolver vários estágios como:
Clientes
Varejistas
Atacadistas, distribuidores
Fabricantes
Fornecedores de matéria prima
Objetivo de toda cadeia de suprimentos é maximizar o valor global gerado. A lucratividade da cadeia de suprimentos é o lucro total a ser dividido pelos estágios a cadeia de suprimentos. Quanto maior sua lucratividade, mais bem sucedida será a cadeia.
Para que o gerenciamento de cadeia de suprimentos seja bem sucedido, o mesmo exige diversas decisões