1 Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos 32 Slides
CADEIA DE
SUPRIMENTOS
Gerenciamento da Cadeia de
Suprimentos
Uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou diretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. Não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Inclui todas as funções envolvidas no pedido do cliente, como desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, distribuição, finanças e o serviço de atendimento ao cliente, entre outras.
Uma cadeia de suprimento é dinâmica e envolve um fluxo constante de informações, produtos e dinheiro (fundos) entre os diferentes estágios.
Cada estágio da cadeia de suprimento executa diferentes processos e interage com outros estágios da cadeia.
O motivo principal para a existência de qualquer cadeia de suprimento é satisfazer as necessidades do cliente, em um processo gerador de lucros.
As atividades da cadeia de suprimento iniciam-se com o pedido de um cliente e terminam quando um cliente satisfeito paga pela compra.
É importante visualizar os fluxos de informações, monetário e de produtos em ambos os sentidos dessa cadeia.
Gerenciamento da Cadeia de
Suprimentos
O termo “cadeia de suprimento” representa produtos ou suprimentos que se deslocam ao longo da seguinte cadeia: Fornecedores;
Fabricantes;
Distribuidores;
Lojistas;
Clientes;
Gerenciamento da Cadeia de
Suprimentos
Objetivo - GCS
O objetivo de toda a cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado. O valor gerado por uma cadeia de suprimento é a diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado pela cadeia de suprimento atender ao seu pedido.
Para a maioria das cadeias de suprimento comerciais, o valor estará fortemente ligado à “lucratividade da cadeia de suprimento”, que é a diferença entre a receita gerada pelo cliente e o custo total no decorrer da cadeia de suprimento.
A Lucratividade da Cadeia de Suprimento é o lucro total a ser