sistema reprodutor Feminino
Compõe-se basicamente das seguintes estruturas: ovários, tubas uterinas, útero e vagina.
Ovários: são duas gônadas ou glândulas sexuais femininos, localizam-se na parte inferior da cavidade abdominal, uma de cada lado do útero.
No interior dos ovários existem milhares de folículos. Cada um deles é formado por um ovácito (célula fértil), envolvido por inúmeras células estéreis denominadas células foliculares.
Na mulher, a cada 28 dias mais ou menos, um dos folículos ovarianos passa pro um processo de maturação, e o ovácito se converte em óvulo (gameta feminino). O ovulo é então expelido do ovário e capturado pelas fimbrias, espécie de franja da tuba uterina.
Tubas uterinas: São tubos musculares e flexíveis que se comunicam com os ovários com o útero.
Útero: É um órgão muscular de parede espessa, com cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura, em estado normal não-gravídico. A porção muscular da parede uterina é denominada miométrio, internamente, a parede é revestida pro uma membrana mucosa chamada endométrio, onde o embrião se instala.
Vagina: é um canal com 10 a 15 cm de comprimento, situado entre a bexiga urinária e o reto.
Denomina-se vulva a genitália externa feminina. A vulva compreende basicamente as seguintes estruturas:
Grandes lábios: pregas de tecido adiposo recoberto com pele;
Pequenos lábios: pregas de pele localizadas medialmente aos grandes lábios;
Clitóris: órgão erotizante com capacidade erétil.
Hímen: membrana delgada que pode está ausente, quando presente, reveste total ou parcialmente o óstio (cavidade) vaginal
FECUNDAÇÃO:
Compreende o processo de penetração do espermatozóide no ovulo e a consequente fusão dos núcleos masculinos e femininos (haplóides) formando a célula-ovo ou zigoto (diplóide).
Na ejaculação em condições normais, um homem libera cerca de 300 milhões de espermatozóides no canal vaginal. Os gametas masculinos atingem o útero e alcançam a tuba uterina, onde, encontrando o ovulo