Alessandro
Prof.: Rubens Nogueira
Curso: Ciência da Computação
Resumo
Sistemas de Apoio a Operação
Processamentos de transação: São os sistemas que tratam as informações necessárias pra realização das transações (Atividades das empresas).
Exemplos: Sistemas de venda, folhas de pagamento, contabilidade. Sistemas on-line e em lote. Sistemas OLTP.
Também são sistemas de transação os ERP (Enterprise Resource Planning).
Os ERP são sistemas transacionais que tratam as informações de forma agregada com o intuito de estabelecer relações entre as diversas áreas da organização.
CRM (Customer Relationship Management).
São os sistemas que tratam as informações sobre o foco do cliente, com o objetivo de entender e antecipar suas necessidades.
Processamento de Controle de Processos: São os sistemas que tratam as informações necessárias ao controle de Processos físicos.
Os sistemas de controle de processos monitoram e controlam processos físicos. Os computadores controlam processos em refinarias de petróleo, fábricas de cimento, siderúrgicas, fábricas de produtos químicos, fábricas de produtos alimentícios, fábricas de celulose, usinas de energia elétrica e assim sucessivamente. Muitos computadores de controle de processo são sistemas de minicomputadores com finalidades especiais. Um sistema de controle de processos requer o uso de dispositivos de detecção especial que medem fenômenos físicos como mudanças de temperatura ou pressão. Essas medições físicas contínuas são convertidas para o formato digital por meio de conversores analógico-digitais e retransmitidas para processamento nos computadores.
Exemplos: Sistemas de controle de tráfego, linha de produção, refinamento de petróleo. Utilizam sensores. Sistemas em tempo real.
Sistemas Colaborativos: São os sistemas que buscam estabelecer melhor comunicação e produtividade nas equipes, e grupos de trabalho.
Exemplos: Correio Eletrônico, Vídeo Conferência, bate-papo, agendas, workflow.