Alergia
Essa coceira é um sinal de alerta que pode indicar que há algo acontecendo com o organismo. Existem, no entanto, diversas causas para ela. Uma delas é a dermatite atópica, um problema de pele cada vez mais frequente. A dermatologista Lívia Lourega disse que as causas dessa doença geralmente surgem nos primeiros anos de vida e podem se prolongar até a fase adulta. “Geralmente, as lesões se localizam nas dobras do joelho e cotovelo das crianças e dos adolescentes.”
É recomendável, portanto, fazer o possível para manter a temperatura amena no tempo que estiver em casa. No frio, o quadro piora porque a pele tende a ficar ressecada e os banhos são mais demorados e com água muito quente. Por isso devemos redobrar os cuidados e a hidratação nesse período.
A dermatologista ressaltou que a dermatite atópica pode estar associada a outras atopias, como bronquite, asma e rinite e que a causa exata da doença é desconhecida. A doença não é contagiosa e muitas vezes é herdada dos pais. “Uma criança que tem um dos pais com uma condição atópica como, por exemplo, asma, rinite, alergia ou até mesmo dermatite atópica, tem aproximadamente 25% de chance de também apresentar alguma forma de doença atópica. Uma criança com os dois pais com doença atópica, tem mais de 50% de chance de também apresentar doença atópica”, esclarece.
Estudos recentes mostram que a incidência da doença tem aumentado nas últimas décadas e atualmente afeta de 10 a 15% da população em geral, em alguma época da vida. A dermatite atópica tem início precoce, 60% dos pacientes desenvolvem a doença nos primeiros anos de vida e 90% antes dos 5 anos. Só 25% dos casos persistem na idade adulta.
A dermatologista recomenda tomar cuidado na hora do banho, que deve