Alergia a Cosméticos
AGRESSÃO E DEFESA
EXERCÍCIOS REVISÃO N2
1 – De acordo com a Anvisa como os cosméticos são distribuídos de acordo com suas categorias?
Segundo as resoluções 79/2000 e 335/1999 da Anvisa, os cosméticos são distribuídos em quatro categorias (produtos para higiene, cosméticos, perfumes e produtos para bebês) e dois grupos de risco. De forma geral, esses produtos apresentam risco mínimo (grau 1) ou risco potencial (grau 2), ou seja, são produtos com baixo risco quando utilizados corretamente.
2 – Quais são os agentes etiológicos que o texto cita?
O texto cita os seguintes agentes etiológicos: bactérias, vírus, fungos e parasitas. Uma sucessão de eventos é desencadeada a fim de eliminá-los. Os mecanismos envolvidos nessa defesa são denominados resposta imunológica.
3 – Qual é a diferença de resposta inata e adaptativa?
A resposta imunológica inata envolve diferentes tipos celulares como: macrófagos, neutrófilos, células dendríticas, células de langerhans, eosinófilos, basófilos, mastócitos e células natural killer. A resposta imunológica inata em conjunto com a presença do antígeno pode fornecer sinais capazes de estimular a proliferação de células responsáveis pela resposta imunológica adaptativa, principalmente os linfócitos T e B específicos para o antígeno. A resposta adaptativa, diferentemente da resposta imunológica inata, é considerada uma resposta altamente específica e possui a propriedade de aumentar a sobrevida das células do sistema imune após o estímulo antigênico, gerando a memória imunológica.
4 – O que são anticorpos?
Por definição, anticorpos são proteínas circulantes produzidas pelo linfócito B estimulado pelo antígeno. Essas proteínas são específicas e capazes de se ligar aos antígenos com alta afinidade. O termo imunoglobulina é utilizado corriqueiramente como sinônimo de anticorpo.
5 – O que são reações de hipersensibilidade?
Embora o intuito da resposta imunológica seja a defesa do organismo, garantindo à manutenção