Trabalho De Geografia FARC
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
André Luiz Venâncio Silva - 03
Daniella dos Santos Medeiros - 08
Fernando Moreira Dardaqui Bianchi - 12
Marcela de Freitas Gimenez - 23
Marcela Bonfanti Vieira - 24
Natália Martinez Machado - 30
Raphaela Luiza Moraes Francisco - 33
Victtor Hugo Rodrigues Pimentel - 37
2º Ano A
Professora Sandra Mara
Índice
Mapa da Localização da FARC
FARC
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são um grupo de rebeldes de ideologia comunista cujo objetivo declarado é tomar o poder no país pela força. Gostam de se autodenominar "guerrilheiros marxistas", dada a inspiração esquerdista que tiveram quando da sua criação, em meio a uma guerra civil ocorrida na Colômbia nos anos 60. Há muito tempo, entretanto, degeneraram em uma espécie de seita de fanáticos que vive à custa do tráfico de cocaína e de toda sorte de barbaridades. Contam atualmente com 16.000 homens.
Origem
Em 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influenciada pela Revolução Cubana, os liberais aliados aos Conservadores que enviam tropas ao povoado de Marquetália.
Inicialmente as FARC eram compostas por famílias camponesas e passa a receber crescentemente a influência do Partido Comunista colombiano.
A depender do presidente, o governo colombiano apostou na negociação ou no confronto com as FARC-EP e outros grupos armados, obtendo relativo sucesso. Grupos como o EPL, o ERP, o Movimento Armado Quintín Lame e o M-19 depuseram armas e aceitaram os acordos de paz.
Em 1985, as FARC junto com o PCC e outros grupos de esquerda integraram a União Patriótica, uma frente eleitoral orientada para a conquista de uma serie de reformas mínimas para a abertura democrática (reforma agrária, reforma urbana, democratização das forças armadas, fim da doutrina de Seguridade Nacional, respeito aos direitos humanos). Uma operação de exterminio por parte de grupos narcotraficantes e paramilitares, assim como organismos de segurança do