Relatório lei de gauss - fisica 3
LEI DE GAUSS
Código CCE 0479 - Turma 3032
Universidade Estácio de Sá, Niterói, RJ
Professor: Carlos Frederico; Física experimental III
1. OBJETIVO
Afirmar que o fluxo elétrico através de uma superfície fechada, qualquer, é proporcional apenas a carga interna a essa superfície. Apesar de valer para qualquer superfície fechada, a Lei de Gauss é útil apenas em problemas que contenham simetria planar, cilíndrica ou esférica.
2. INTRODUÇÃO A lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo de campo elétrico que passa através de uma superfície fechada com a carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície. A lei de Gauss é uma das quatro Equações de Maxwell, juntamente com a lei de Gauss do magnetismo, a lei da indução de Faraday e a lei de Ampère-Maxwell e foi elaborada por Carl Friedrich Gauss em 1835, porém só foi publicada após 1867. Gauss foi um importante matemático alemão que fez descobertas em teoria dos números, geometria e probabilidade, tendo também contribuições em astronomia e na medição do tamanho e formato da Terra.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O fluxo de campo elétrico é uma grandeza escalar e pode ser considerado como uma medida do número de linhas de campo que atravessam a superfície. Convenciona-se que se há mais linhas de campo saindo da superfície do que entrando, o fluxo do campo elétrico através da superfície é positivo e se há mais linhas de campo entrando na superfície do que saindo da mesma, o fluxo é negativo. Além disso, é importante observar o fato de que se o número de linhas de campo que entra na superfície é igual ao número de linhas de campo que sai da superfície, então o fluxo de campo elétrico através da superfície é nulo. Para obter o fluxo de E através de uma superfície fechada em que E é não uniforme, é preciso dividi-la em elementos de área infinitesimal dA, cujo módulo é dA e o sentido de dA é adotado como o sentido da normal ao elemento