Geografia
G-7 reúne os sete países mais ricos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá). O G-8 inclui ainda a Rússia.
Os países desenvolvidos enfrentam problemas como queda de natalidade, envelhecimento da população e aumento da imigração.
O sentimento xenofóbico e os conflitos religiosos tornam tensas as relações entre cidadãos locais e imigrantes em alguns países desenvolvidos.
Entre os países em desenvolvimento, os emergentes são aqueles que estão crescendo em ritmo mais acelerado.
Os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) são considerados particularmente promissores.
Condições de trabalho desumanas são comuns na China e incluem a ausência de direitos trabalhistas, longas jornadas de trabalho e exploração de trabalho infantil.
As FARC têm sua origem na resistência ao regime militar do presidente Gustavo Rojas, nos anos 50, quando formaram enclaves armados no interior do país.
A Rússia tem enorme influencia politica sobre as ex- repúblicas soviéticas e exerce seu poder por formas às vezes agressivas.
Pobreza, desigualdade social, corrupção e ineficiência do governo são alguns fatores que criam oportunidade para a atuação de movimentos radicais, que assumem papéis típicos do Estado.
A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.
A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
GEOGRAFIA (CADERNO II)