Recursos estéticos e saúde capilar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6
4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................7
5 ANEXOS.................................................................................................................. 8 Anexo A - Questionário............................................................................................ 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar as reações alérgicas, as manifestações clínicas que os produtos cosméticos com finalidades de embelezar podem causar e quais foram as orientações passadas pelo profissional da área da estética que realizou o procedimento.
2 DESENVOLVIMENTO
O corpo do ser humano é frequentemente atacado, seja por microrganismos, seja por alérgenos. Em nenhum outro lugar do corpo as reações inflamatórias são mais aparentes do que na pele. Ela é um órgão imunológico, composto por um sistema de defesa que quando é invadido por algum patógeno, os mesmos podem chegar aos tecidos vitais causando doença. Este sistema tem como peculiaridade a capacidade de se munir rapidamente produzindo anticorpos quando é invadido e identificado, criando a capacidade de eliminá-lo ou isolá-lo. Porém às vezes esse sistema pode gerar uma resposta desapropriada ou mais intensa, produzindo uma hipersensibilidade, que, pode prejudicar o corpo afetado.
O levantamento dos dados e informações foi feito com entrevista de cinco clientes do Centro Estético localizado em Porto Seguro – BA.
Por quatro das cincos cliente não autorizarem que divulguem seus nomes, usarei cliente A, B, C, D e E.
A cliente A teve alergia ao usar uma coloração permanente, a mesma sempre fez uso de colorações de várias outras marcas e nunca teve nenhuma alergia, porém ao aplicar a nova