alcoóis e fenóis
O álcool (do árabe al-kohul) é uma classe de compostos orgânicos que possui, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas ("-OH") ligados a carbonos saturados. É, comumente, utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o componente principal das bebidas alcoólicas. Entre os compostos da classe de substâncias, se destaca o álcool combustível, cujo nome químico oficial é etanol, este também é utilizado como aditivo na fabricação de bebidas alcoólicas, entre outros produtos do cotidiano. No Brasil, sua matéria-prima é a cana-de-açúcar, que passa por várias etapas na indústria até dar origem ao etanol.
Já o Fenol (ácido carbólico) é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada. São obtidos principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha.
Esses são os conceitos de Álcool e Fenol, no decorrer da pesquisa será também abordado as características, fórmula estrutura e aplicações industriais de cada um.
ÁLCOOIS
Características.
O álcool é um líquido incolor produzido a partir de cereais, raízes e frutos. Pode ser obtido mediante a fermentação destes produtos, atingindo concentrações que variam entre 5 e 20% (cerveja, vinho, sidra) ou por destilação e/ou adição de álcool resultante de destilação, o que aumenta a concentração etílica até 40% (aguardente, licor, gin, whisky, vodka, rum, genebra, vinhos espirituosos). O nome químico do álcool é etanol, substância com a forma química de CH3 CH2 OH. O álcool pode ser associado a outros elementos químicos, responsáveis pela cor, sabor, odor e outras características da bebida. A sua comercialização e consumo são legais. O álcool é consumido por via oral e é um desinibidor e depressor. Após a