haleto organicos, fenois e alcoois
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA VANDA DA SILVA PINTO
Fenóis, Álcoois e Haletos Orgânicos
BOA VISTA-RR
JUNHO/2014
Rafaelly Nascimento, Diane Costa, Mauricio Azevedo, Daynara Soares, Samara Jane e Rossane Rosa.
Fenóis, Álcoois e Haletos Orgânicos
BOA VISTA-RR
JUNHO/2014
Introdução
Álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados.
Na Química Orgânica, os compostos que apresentam átomos de Halogênio se classificam como Haletos orgânicos.
Fenol é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático.
Fenóis
Fenol é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza abase conjugada. São obtidos principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha.
Fenol também é o nome usual do fenol mais simples, que consiste em uma hidroxila ligada ao anel benzênico. Outros nomes para a mesma substância incluem: benzenol; ácido carbólico; ácido fénico (ou ácido fênico, no Brasil); ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno. Sua fórmula molecular é C6H5OH
Geralmente os fenóis são sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água.
Efeitos potenciais à saúde
O fenol é corrosivo e irritante das membranas mucosas. Potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins. Também é extremamente tóxico para animais como os gatos. Substância pode provocar a longo prazo câncer de diversos tipos.
Inalação
Provoca dispnéia e tosse. A