Trabalho Fun Es
propriedades e aplicações dos haletos orgânicos e funções oxigenadas
Nome:Francisco André Silva do Nascimento Filho
Turno:tarde
Turma:P3-química
Introdução
Este trabalho se trata das propriedades físicas e químicas dos Haletos orgânicos e funções oxigenadas,cuja definições são:
Haletos orgânicos:Os Haletos Orgânicos são também denominados de derivados halogenados porque são compostos que se originam dos hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por igual número de átomos de halogênio (F, Cl, Br, I). Esses elementos são chamados de Halogênios por que esta é a classe a que pertencem na tabela Periódica.
Funções oxigenadas:Funções oxigenadas são as funções orgânica que são formadas por carbono,hidrogênio e oxigênio combinados de várias formas diferente formando diversas funções.
Propriedades e aplicações dos haletos (alquila/arila)
Propriedades físicas
Em virtude da polaridade existente na ligação carbono-halogênio, os haletos possuem pontos de ebulição levemente mais elevados do que os alcanos de mesmo peso molecular. Apesar da polaridade, no entanto, os haletos não são solúveis em água, provavelmente por não terem possibilidade de formarem ligações de hidrogênio. Dissolvem-se apenas em solventes orgânicos. Os haletos mais simples, com até dois cerbonos na cadeia, são gases. À medida que a massa molecular aumenta, eles se tornam líquidos e, posteriormente, sólidos. Os haletos mais importantes são líquidos incolores de cheiro agradável, porém, tóxico. Apresentam pontos de ebulição próximos aos alcanos de mesma massa molecular.
O PE varia com o aumento da massa molecular do haleto, seja pelo aumento do radical orgânico, seja pelo aumento da massa do halogênio. Consequentemente, o PE aumenta ao passarmos dos fluoretos para cloretos, brometos e iodetos. Aumenta também passando de um mono para um di, tri etc e para um polihaleto.Os monofluoretos e os monocloretos são menos densos que a água; já os brometos e