ALCOOL
Neste trabalho, vamos falar sobre a aplicação dos álcoois e fenóis, seu uso e importância nos laboratórios e nas Industrias.
Os álcoois são compostos orgânicos que contêm uma ou mais hidroxilas ligados directamente a átomos de carbono saturados. Os fenóis São uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático.
Breve historial
A palavra álcool deriva do arábico al-kuhul, que se refere a um fino pó de antimônio, produzido pela destilação do antimônio, e usado como maquiagem para os olhos. Os alquimistas medievais ampliaram o uso do termo para referir-se a todos os produtos da destilação e isto levou ao actual significado da palavra1.
Álcool é um termo genérico para designar uma família de substâncias químicas orgânicas de propriedade comuns. Os membros desta família incluem: etanol, metanol, isopropanol entre outros. A substância mais ingerida desta família é o etanol, substância lícita, produzida desde a antiguidade pela fermentação de açúcares presentes em cereais, raízes e frutas.
Fenol também é o nome usual do fenol mais simples, que consiste em uma hidroxila ligada ao anel benzênico. Outros nomes para a mesma substância incluem: benzenol; ácido carbólico; ácido fénico (ou ácido fênico, no Brasil); ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno.
Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada. São obtidos principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha.
Aplicação dos álcoois e fenóis
Fenóis
O grupo OH também é denominado Hidróxi, por isso o fenol é chamado de hidroxibenzeno. Em razão da sua capacidade de reagir com bases, recebe a denominação de ácido fênico. O fenol é extraído da natureza, do alcatrão da hulha. Os compostos fenólicos são pouco solúveis em água, sólidos, incolores, apresentam carácter ácido e são