Alcoolimo
Embora ainda visto por muitos como um vício, o alcoolismo é uma doença que atinge tanto homens como mulheres, de todas as classes sociais. Sendo um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, causa centenas de milhares de óbitos prematuros e contribui em consideráveis gastos nacionais em saúde.
O alcoolismo é uma doença onde há dependência do uso de álcool, a verdade é que algumas pessoas nascem com o organismo predisposto a reagir de determinada maneira quando ingerem o álcool. Aproximadamente dez em cada cem pessoas nascem com essa predisposição, mas só desenvolverão esta doença se entrarem em contato com o álcool. O alcoólatra tem grande dificuldade de parar de beber, está sujeito aos mesmos riscos do abuso de álcool, mas como não consegue abandonar a bebida, apresenta muitas vezes uma deterioração na saúde, na família, no trabalho e no círculo de amizades.
NOSSA SOCIEDADE E O ABUSO DO ÁLCOOL O abuso do álcool e o alcoolismo estão entre os principais problemas da nossa sociedade. O álcool é uma droga como a heroína, a cocaína e o crack. Por que ? Porque vicia, altera o estado mental da pessoa que o utiliza, levando-a a atos insensatos, muitas vezes violentos. Pior, causa mais problemas à família e à sociedade. Infelizmente, faz parte da nossa cultura o seu uso.
O álcool é uma das poucas drogas que alteram o sistema nervoso e que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Por esse motivo ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas, sendo uma condição freqüente, atingindo cerca de 5 a 10% da população adulta brasileira.
O alcoolismo não difere psicologicamente da dependência de outras drogas. Assim, tanto as fases como o desenvolvimento emocional do dependente e a recuperação são idênticas, não importando qual a droga de escolha, seja ela o álcool, cocaína, crack, maconha ou qualquer outra droga alteradora de humor.
Com toda essa carga negativa sobre a dependência química,