Fisioterapia através do método kabat em pacientes usuários de álcool
Dr. Sérgio Antônio Scorsato Fisioterapeuta
1. Tema:
Fisioterapia através do Método Kabat em pacientes que foram usuários de álcool, com disfunções neurológicas, em fase de reabilitação.
2. Delimitação do Tema:
Aplicação dos princípios do Método Kabat nas alterações da coordenação motora em MMII de pacientes que foram usuários de álcool e estão em fase de reabilitação no Hospital Pinheiros em São José dos Pinhais nos anos 2003/2004
3. Problema:
O Método Kabat poderá trazer benefícios na reabilitação da coordenação motora em MMII de pacientes que foram usuários de álcool?
4. Justificativa:
Ao observar que o alcoolismo é considerado como uma doença crônica e seus efeitos orgânicos no usuário são dolosos a sua vida, observando alterações físicas e implicações sociais, é de relevância que os profissionais de saúde utilizem seus conhecimentos para sanar ou minimizar as conseqüências dessa enfermidade.
A Fisioterapia dispõe de meios e métodos suficientes para a melhora da coordenação motora do usuário, sabendo que esta é fisiologicamente afetada pelos efeitos da ingestão de álcool.
Este estudo almeja acrescentar aos conhecimentos gerais e específicos, contribuindo cientificamente e socialmente para a reintegração do usuário a vida social.
Há viabilidade em ser realizada esta pesquisa de campo por existirem tecnicamente, cientificamente e cronologicamente meios suficientes para a execução de estudos e das tarefas de pesquisa.
5. Objetivo:
Estudar se os princípios do Método Kabat interferem terapeuticamente na coordenação motora dos MMII dos pacientes usuários de álcool da mesma maneira que interferem nos não usuários.
6. Objetivo Específico:
Conhecer o alcoolismo;
Compreender os efeitos do álcool no organismo humano;
Definir as limitações da coordenação motora de MMII em pacientes usuários de álcool em