Introdução à civilização romana
I – ORIGENS DE ROMA
Roma construiu o maior império do mundo antigo, dominou civilizações, construiu obras grandiosas e deixou um imenso legado para as sociedades contemporâneas. Forma juntamente com a Grécia o conjunto conhecido como Antiguidade Clássica, onde verdadeiramente ocorreria o berço do mundo ocidental. Uma das coisas mais impressionantes a seu respeito é que suas origens são extremamente modestas, ligadas à camponeses e agricultores, o título de “cidade eterna” só seria conquistado após vários séculos de história, nos dias de hoje encontramos duas possibilidades para analisar as suas origens, a primeira que podemos chamar de versão histórica, construída a partir de documentos e trabalhos arqueológicos, e a versão lendária construída a partir do mito de Rômulo e Remo. Neste primeiro item analisaremos as duas.
ORIGEM HISTÓRICA
Antes da fundação de Roma a península itálica estava ocupada por diversos grupos humanos, entre os quais ganharia destaque o povo etrusco habitante do norte da região, muito cedo estes iniciaram um processo de expansão territorial em direção às planícies férteis da região do Lácio, encontrando resistência por parte das tribos italiotas que fundariam postos militares com a finalidade de conter o avanço dos invasores, tal iniciativa não seria capaz de conter a marcha etrusca para sempre, uma vez que o povo do norte acabaria conquistando a região e unificando as aldeias que circundavam os postos de controle, surgindo assim a urbs romana.
ORIGEM LENDÁRIA
É bem possível que o cidadão romano da República ou do império repugnasse a idéia de ter origens tão modestas, dissimulando assim sua gênese a partir da tradição literária que cuidaria de criar uma narrativa cercada de intervenções divinas e feitos heróicos para justificar o aparecimento desta brilhante civilização. No quadro a seguir trazemos um fragmento da lenda de Rômulo e Remo.
“Perseguido pela cruel Juno, inimiga tradicional dos