Impactos da Política de Logística Reversa
Este trabalho de pesquisa tem como objeto central de estudo a Havaianas, uma marca brasileira da Alpagartas, empresa do Grupo Camargo Correa, que produz sandálias de borracha. Os objetivos destacados são: identificar os desafios mercadológicos da marca para continuar sua expansão e manter a posição de liderança frente a concorrência e, indicar soluções para o desafio mediante a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a questão da logística reversa de resíduos sólidos.
MBA em Marketing T6
Débora Fernandes
Guilherme Maciel
Patrícia Zaia
Paula Passeira Monteiro Desafios mercadológicos das Havaianas para continuar crescendo e manter sua posição de liderança frente a concorrência Uma empresa como a Havaianas conquistou, no Brasil, o status de líder absoluto e, além disso, tornou-se parte da identidade nacional dos brasileiros. Faz parte da "brasilidade", tão forte como carnaval e futebol.
Dois grandes desafios da companhia é fazer com que esta identidade seja mantida nas gerações futuras e de fugir da estagnação comercial.
Aproveitando o momento em que, para o mundo, "ser brasileiro é legal, é sorrir e aproveitar a vida", a Havaianas pode fortalecer a apropriação de ser considerada um “hábito brasileiro” e trabalhar uma entrada maior nos países da Europa, África do Sul e América do Norte, além de arriscar de outras formas, como:
• entrada em países emergentes, países "tropicais" por similaridade do uso e construção da marca para aumentar vendas nestes países;
• manter as lojas nos países europeus para garantir o posicionamento e mantendo as alianças com marcas renomadas.
A Havaianas deve estar atenta à concorrência no exterior, pois existem produtos similares com preços mais acessíveis. Observar o hábito de consumo deste público é uma forma de avaliar qual melhor forma de oferecer seu produto.
A ascensão das classes C e D