alcoois
ÁLCOOIS: OH C ÁLCOOL Carbono Saturado
O álcool usado como combustível automotivo no Brasil e presente nas bebidas alcoólicas é o etanol. H3C - CH2 – OH etanol
As bebidas alcoólicas podem exercer efeitos terríveis sobre a saúde de um indivíduo. São misturas contendo etanol, água e eventualmente outras substâncias que foram propositadamente adicionadas ou que devem sua presença ao modo como foram produzidas. Cada bebida alcoólica possui uma diferente porcentagem em volume de etanol.
Pequenas doses levam a uma sensação de euforia. Doses maiores, contudo, afetam o sistema nervoso e diminuem as funções cerebrais, fazendo com que a pessoa tenha os reflexos e a capacidade de tomar decisões prejudicadas. Doses maiores podem ainda, levar ao coma alcoólico e, conseqüentemente, a morte.
APLICAÇÕES:
Como solvente em perfumes, loções, desodorantes e medicamentos.
Na limpeza doméstica. Para essa finalidade, o produto apresenta-se misturado a substâncias que alteram seu sabor e aroma. Essas substâncias, chamadas de agentes desnaturantes, são colocadas propositadamente para impedir que esse álcool (denominado álcool desnaturado) seja usado para a fabricação de perfumes e bebidas. No caso do “álcool em gel”, a intenção é reduzir sua inflamabilidade.
Em automóveis, como combustível. A combustão do etanol é análoga à de um hidrocarboneto, podendo ser completa ou incompleta:
C2H6O + 3 O2 - 2CO2 + 3H2O
C2H6O + 2 O2 - 2CO + 3H2O
C2H6O + O2 - 2C + 3H2O
EFEITOS DO ÁLCOOL NO CORPO HUMANO:
Cérebro: acelera a degeneração de células do cérebro e compromete as funções nervosas e cerebrais;
Coração: aumento da pressão sanguínea acarretando na deposição de gorduras e aumento do órgão. Ataque cardíaco e morte;