Tabela
Os capitães da areia era um grupo de meninos, que se escondiam e abrigavam-se no cais da Bahia, em um trapiche na praia. Os meninos viviam de furtos, roubos e coisas do tipo. O grupo foi formado por mais de cinquenta meninos pelos quais não tinha família, alguns o pai morreu, outras a mãe faleceu, outros a família expulsou. E essa era a história de vida de cada um do bando, todos tinham a mesma história de miséria. No grupo havia Professor, Gato, Sem Pernas, Volta Seca, Sem Pernas, Pirulito, Boa vinda, João Grande e o chefe, chamado Pedro Bala. Desde pequeno sempre foi muito valente, oque impulsionou ser o líder do bando. Depois de muito tempo de furto esses meninos encontraram Dora, uma garota no qual foi á primeira mulher a entrar no bando, para uns ela foi como mãe, pois fazia a comida, costurava roupas e dava carinho. Para outras era como uma irmã que aconselhava e cuidava. Para outros era até uma noiva.
Certo dia alguns dos meninos foram pegos em um assalto, mas o líder livro os meninos então somente ele e Dora foram levados presos. Ela foi levada para um orfanato, enquanto Pedro Bala foi torturado pela polícia e mantido preso. Algum tempo depois, os meninos conseguem ajudar Pedro a se livrar do reformatório e partem para libertar Dora também. Porém, encontram-na muito doente e ela passa apenas mais alguns dias com os meninos antes de morrer.
Após a morte de Dora o grupo vai sofrendo algumas alterações. Pirulito parte com o Padre José Pedro para trabalhar com ele na igreja, Sem Pernas acaba morrendo em uma fuga da polícia e Gato vai para Ilhéus com Dalva, de quem é cafetão. Já Professor conseguiu entrar em contato com um homem que lhe oferecera ajuda e tornou-se pintor no Rio de Janeiro retratando as crianças baianas. Por fim, Volta Seca conseguiu se tornar um cangaceiro de