Alcalinidade
CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Missão/CESET: Formar e aperfeiçoar cidadãos e prestar serviços atendendo às necessidades tecnológicas da sociedade com agilidade, dinâmica e qualidade.
ST 502 – TRATAMENTO BIOLÓGICO DE EFLUENTES LÍQUIDOS
ST 503 - TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTES LÍQUIDOS
ALCALINIDADE:
Origem:
Natural: rochas, atmosfera, mat organica, fotossíntese.
Antropogênica: despejos domésticos e industriais.
Importância:
Natural:
Antropogênica: confere gosto amargo às águas.
A alcalinidade indica a quantidade de íons na água que reagem para neutralizar os íons hidrogênio. Constitui-se, portanto, em uma medição da capacidade da água de neutralizar os ácidos, servindo assim para expressar a capacidade de tamponamento da água, i.e., sua condição de resistir a mudanças do pH.
Os principais constituintes da alcalinidade são os bicarbonatos (HCO3-), carbonatos (CO3-) e hidróxidos (OH-). Outros íons, como cloretos, nitratos e sulfatos não contribuem para a alcalinidade. A distribuição entre as três formas de alcalinidade na água (bicarbonatos, carbonatos, hidróxidos) é função do seu pH:
pH > 9,4:
hidróxidos e carbonatos;
8,3 < pH < 9,4: carbonatos e bicarbonatos;
4,4 < pH < 8,3: apenas bicarbonatos.
Verifica-se assim que na maior parte dos ambientes aquáticos a alcalinidade é devida exclusivamente à presença de bicarbonatos. Valores elevados de alcalinidade estão associados a processos de decomposição da matéria orgânica e à alta taxa respiratória de microrganismos, com liberação e dissolução do gás carbônico (CO2) na água. A maioria das águas naturais apresenta valores de alcalinidade na faixa de 30 a 500 mg/l de CaCO3, sendo esta a unidade usada para expressão deste parâmetro.
Prof. Dr. Peterson B. Moraes - Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental CESET/UNICAMP.
E-mail: peterson@ceset.unicamp.br 1S 2008
1
ACIDEZ
Origem:
Natural: sólidos e gases