Alcalinidade
Alcalinidade
Elaboração:
Fabiana Karina
Larissa Gabriela
Micaelle Kimberly
Paloma Alves
Thaís da Silva
Belo Horizonte, 29 de Julho de 2013
Introdução
A alcalinidade de uma água, pode ser definida pela capacidade de neutralizar um ácido forte, até um determinado pH.
Nas águas, existem impurezas encontradas que tem a capacidade de reagirem com ácidos, podendo neutralizar uma determinada quantidade desses reagentes. Sendo essas impurezas, as responsáveis por dar característica de alcalinidade as águas.
Para que seja realizada a medição da alcalinidade em laboratório, utiliza-se o ácido sulfúrico. A alcalinidade dá-se principalmente devido a presença de bicarbonatos (HCO-3), carbonatos (CO3-2) e hidróxidos (OH-).
Hidróxido de cálcio ou de magnésio, carbonatos de cálcio ou de magnésio, bicarbonatos de cálcio ou de magnésio – bicarbonatos de sódio ou de potássio, são os compostos mais comuns. Até mesmo as águas com pH inferior a 7,0(5,5por exemplo), podem, e em geral, apresentam alcalinidade, pois normalmente possuem bicarbonatos.
Na prática realizada, a determinação da alcalinidade e verificação de sua forma, se faz com ácido sulfúrico.
É preciso ressaltar que, valores muito elevados de alcalinidade, podem ser indesejáveis em uma água a ser utilizada para fins industriais, uma vez que podem ocasionar problemas de formação de depósitos e corrosão, de acordo com a utilização desta água.
É de extrema importância, lembrarmos que a dureza de uma água é a soma das concentrações de cálcio e magnésio, expressas em termos de carbonato de cálcio, em miligramas por litro, sabendo que os bicarbonatos de cálcio e de magnésio, também são responsáveis pela alcalinidade.
Uma água que possui alta alcalinidade, apresenta valores acima de 2000mg/L de CaCO3; já uma água que possui baixa alcalinidade, apresenta valores abaixo de 20mg/L. É importante também, o conhecimento das concentrações deste íon,