alcali
Introdução As curvas de titulação, no caso das reações de neutralização, são obtidas tomando-se os valores de pH da solução em função do volume do titulante ou da fração titulada. A obtenção dos dados para a construção de tais curvas é feita calculando-se o pH da solução após cada adição do titulante. Nestes cálculos admite-se que a reação entre o ácido e base é completa e considera-se a solução resultante como uma mistura do ácido ou da base em excesso e do sal formado, dependendo da localização dos pontos considerados (antes ou depois do ponto de equivalência). Obviamente no ponto de equivalência, o problema se resume no cálculo do pH de uma solução contendo o sal formado pela reação entre o ácido forte e a base forte.(BACCAN et al; 2011)
Objetivos
Preparar e padronizar uma solução de HCl, aplicar essa solução como reagente na determinação da álcali total em amostra de soda cáustica.
Materiais e Reagentes
Balança analítica; Balão volumétrico de 100mL; Balão volumétrico de 1000mL; Béquer de 400mL; Bureta de 10mL; Espátula; Erlenmeyer de 100mL; Pipeta graduada de 10mL; Pipeta volumétrica de 25mL; Suporte universal com garra; Termômetro.
HCl P.A; Soda caustica solução de cloreto de Bário 5%; Fenolftaleína 1%; Alaranjado de metila.
Resultados e discussões
Tabela 1 - Padronização da álcali total em amostra de soda cáustica
M TD
V TT
Mreal(NaOH)
M média
0,5g
0,6mL
0,1037
0,01037
Tabela 2- Resultados obtidos
M HCl
M Na2CO3 m Na2CO3
M NaOH
0,085mol/L
0,0051mol/L
10,1 g
0,4148g
% de NaOH
Teor alcali
Teor total
76,9%
3%
86,91%
A determinação de álcali total de NaOH foi viabilizada pela titulação em duplicada da solução de NaOH e Na2CO3. Os valores acima obtidos indicam, a variação se comparados a valores teóricos.
Conclusão
Observou-se que é possível determinar a concentração molar de qualquer substância por meio da titulação, desde que se tenha conhecimento exato da molaridade de