Reação álcali-agregado
2) Introdução: Quando planejamos e construímos estruturas de concreto, sempre damos grande importância para a sua durabilidade (longa vida útil). É importante ter conhecimento das agressões que o concreto pode vir a sofrer e estudar quais são os agentes causadores, como ocorrem e as conseqüências para que possamos recuperá-lo. Com o avanço dos estudos e da tecnologia, cada vez mais conseguimos controlar e evitar qualquer tipo de agressão.
3) O que é: A reação álcali-agregado é um fenômeno que ocorre no concreto, dependendo do teor de álcalis solúveis presentes no cimento, da dimensão e do teor do agregado reativo, associado às condições de umidade e às variações da temperatura.
4) Álcalis – hidróxido de sódio (Na) e hidróxido de potássio (K). estão presentes na composição do cimento. Agregados reativos– minerais reagentes presente em certos tipos de rochas (miúdo ou graúdo).
5) A interação entre esses três agentes forma um gel expansivo ao redor do agregado, que depende da intensidade da reação, e causa a fissuração do concreto endurecido, gerando danos de grandes proporções e às vezes irreversíveis. Fotos: 1) Gel. 2) vista do topo de um corpo-de–prova naqual se observam os agregado graúdos contornadospor uma borda de reação e a deposição de materialbranco na superfície de quebra do concreto. http://pt.scribd.com/doc/17540228/PRODUTOS-DA-REACAO-ALCALISILICATO-EM-CONCRETOS-DE-EDIFICACOES-DA-REGIAO-DO-GRANDE-RECIFE-PE
A Reação Álcali-Agregado (RAA), ocorre entre os álcalis ativos presentes na composição do cimento e alguns minerais reagentes, presentes em certos tipos de rochas que, em condições especificas e na presença de umidade provocam a deterioração do concreto pela ação de uma reação química expansiva. A fissuração no concreto é proveniente geralmente, da formação de um gel expansivo com intensidade que depende da interação entre o teor de álcalis solúveis, a natureza, a dimensão e o teor do agregado reativo, associado