Alcali-agregados
Conceito de álcali-agregado
Conceito de concreto e argamassa álcali-agregado no concreto e na argamassa
Causas e conseqüências
Álcali-agregado A reação álcali-agregado é um fenômeno que ocorre no concreto endurecido e que se desenvolve devido à combinação de três agentes: álcalis do cimento, agregado reativo ou potencialmente reativo e a presença constante de umidade A reação álcali-agregado é uma das manifestações patológicas de maior grau de eterioração do concreto, principalmente em obras de infra-estrutura, barragens e pontes. Os principais fatores que influenciam a reação provêm de processos químicos, entre alguns dos compostos mineralógicos do agregado com hidróxidos alcalinos originários do cimento, água de amassamento e agentes externos, os quais estão dissolvidos na solução dos poros do concreto.
Essa combinação causa danos de grandes proporções e às vezes irreversíveis, geralmente, em obras de grande volume de concreto, tais como barragens, blocos de fundação, pavimentação de estradas, aeroportos, cais e pontes.
Conceito de Concreto e Argamassa
Para darmos continuidade as causas e conseqüências da reação álcali-agregado no concreto e na argamassa, precisamos saber o conceito de cada uma dessas.
O concreto é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia. o preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante.
Além disso existem vários tipos de concretos especias, como o concreto