ALCA
Área de Livre Comércio das Américas
- O que é
- Objetivo
- Implementação
- Fast track
- Países membros
- Se desse certo
- Porque falhou
1. O que é
ALCA foi um plano estadunidense proposto pelo presidente Bill Clinton durante a Cúpula das Américas, em 1994, para a criação de um grande bloco econômico integrando os 34 países do continente americano, exceto Cuba.
2. Objetivo
O objetivo era acabar gradativamente com as taxas alfandegarias dos membros do bloco, formando assim uma área de livre comercio (até 2005). Além de também aumentar a circulação de serviços e aumentar as relações comerciais entre os países integrantes.
3. Implementação
Em 1994 é anunciado o plano da ALCA.
Em 1998, na cidade de Santiago, capital do Chile, foi realizada a primeira reunião para debater a criação da Alca. Nessa ocasião, ficou estabelecido que o bloco entraria em vigor a partir de 2005.
Porem em outra reunião realizada no ano de 2001, os possíveis integrantes da ALCA esperavam sua inauguração 2005 e novamente ocorreram divergências sobre o assunto. O Brasil foi contra a rapidez da implantação, até porque essa é uma decisão de grande importância para o futuro do país.
O projeto da ALCA está parado desde novembro de 2005 quando foi realizada a 4º Cúpula das Américas. A proposta foi praticamente "engavetada" na Quarta Reunião, realizada em novembro de 2005, em Mar HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_del_Plata"delHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_del_Plata" Plata.
4. Fast track
Via rápida para a implementação da Alca, em 1997 o então presidente Bill Clinton não conseguiu aprovar no Congresso porem no governo do Presidente George W. Bush (2002-2005) foi autorizado pelo Congresso Norte-americano.
7. Países membros
Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos da América, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica,