Album de brincadeiras
Objetivo:
Estimular o desenvolvimento da percepção tátil.
Faixa etária:
De 05 aos 10 anos.
Disciplina:
Português, artes, ciências e matemática.
Conteúdos a serem trabalhados:
Comunicação (linguagem não verbal), substantivo próprio, pronomes pessoais, sentidos, sequencia e ordem.
Procedimentos:
Todas as crianças deverão sentar-se na roda, uma delas será escolhida para ser a cobra-cega. Esta terá os olhos vendados, ficando no centro da roda e ao comando do facilitador começará a andar até chegar a uma criança passando as mãos em seu rosto, cabelos, e em seguida tentar identifica-la, esta dará continuidade ao jogo.
Formação:
Em sentados em circulo.
Recursos: Um lenço.
A geleia
Objetivo:
Desenvolver a percepção auditiva a lateralidade e a expressão oral e escrita.
Faixa etária:
A partir dos 05 anos.
Disciplina:
Português, história, geografia, artes, ciências e matemática.
Conteúdos a serem trabalhados:
Aquecimento, ritmo, expressão corporal, as possibilidades do movimento, comunicação (linguagem não verbal), substantivos próprios, pronomes pessoais, pronomes possessivos, a historia da vida de cada um, lugar de origem, arvore genealógica, alimentação, corpo humano, ordem, sequencia e números.
Procedimentos:
Cada criança deverá dizer: _ Meu nome é..., meu numero é..., e a minha geleia faz assim..., realizando com o corpo o movimento que ela associe a geleia. Todas as outras crianças deverão dizer: _ O seu nome é (falar o nome) e a sua geleia faz assim (imitar o movimento feito). Após a imitação, a criança deverá fazer um breve relato de si mesma: o que faz, do que gosta o que vê o que ouve o lugar onde mora. “Eu sou alegre, gosto de...”.
Sugerimos que, primeiramente, seja solicitado um voluntario, para evitar que crianças inibidas, ou sem ideias, sejam pressionadas a fazer aquilo que não estão querendo fazer naquele momento; Fazer a criança perceber e executar movimentos mais amplos, nos planos inferior e