AL MEN
Aline Pais dos Santos
Paula Pais dos Santos
Síntese do Alúmen de Potássio
Química Inorgânica
São Paulo
01/09/2014
SÍNTESE DO ALÚMEN DE POTÁSSIO:
1. Objetivo:
O objetivo do experimento era preparar cristais de Alúmen de potássio.
2. Introdução:
Alumínio: Alumínio, da palavra latina alúmen, nome dado a um de seus sais, o sulfato de alumínio, que já era conhecido desde sua antiguidade (esse sal era utilizado como fixador, de corantes em tecidos). É um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (13 prótons e 13 elétrons) com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. É o segundo metal mais maleável, é um metal leve, macio e resistente.
A bauxita, rocha que deu nome ao minério de alumínio, foi identificada pela primeira vez em 1821, na localidade de Les Baux, no sul da França, por Berthier. Nessa época o metal alumínio ainda não era conhecido. Apesar do alumínio ser um metal encontrado em abundância na crosta terrestre (8,1%) raramente é encontrado livre. O alumínio é o mais moderno dos metais comuns. Ele não ocorre naturalmente em sua forma metálica, existindo sempre em combinação com outros elementos, principalmente o oxigênio, com o qual forma um óxido extremamente duro, conhecido como alumina, que é o resultado do processamento químico da bauxita, conhecido como processo Bayer.
Hidróxido de Potássio: Hidróxido de potássio conhecida como "potassa cáustica”, é uma base forte que existe na forma de um sólido branco cristalino, de coloração branca opaca ou transparente. É extremamente perigoso, em virtude de ser tóxico e corrosivo.
Fórmula molecular: KOH, massa molecular: 56,108 u.
O KOH é uma base muito utilizada na indústria, em vários segmentos que vão desde matérias primas farmacêuticas a fertilizantes, em virtude de ser uma base de custo baixo, conferir ótimas propriedades aos produtos com ela formuladas.
Principais uso do KOH:
A