Tratamento dos Efluentes Originados do Resfriamento de Mancais, Óleos e Equipamentos da Seção de Preparo da Cana e Energia
Os mancais são conjuntos cujo seu destino é suportar o peso que a rotação dos eixos solicita. Entre o eixo e o mancal é injetado sob pressão, um óleo lubrificante, no seu interior existe uma serpentina de refrigeração por onde circula a água para que o calor gerado pelo deslizamento das peças seja dissipado. A água e o óleo do mancal não tem contato entre si, por isso não se misturam, com exceção quando há problemas de vazamento. Os mancais das turbinas de acionamento dos equipamentos e os mancais dos equipamentos da área de preparo e extração ( picadores, desfibradores, redutores), são lubrificados com óleo, neste óleo ocorre um aumento de temperatura e é resfriado também através da água, que passa por trocadores de calor tipo casco-tubo (ANA, 2009).
Na co-geração de energia, o gerador é transportado por mancais de deslizamento, que também tem a necessidade de ter uma lubrificação com óleo e com o atrito, consequentemente é gerado calor, que deve ser resfriado pela água, gerando também um efluente com temperatura elevada.(WEG)
Os efluentes gerados por esse tipo de equipamento, não contém nenhum tipo de poluente, a não ser os poluentes que vem do ar atmosférico, como o bagaço e a poeira, há somente um aumento na temperatura, que por esse motivo tem a necessidade de ser resfriado.
Existem vários equipamentos para resfriação de água, uns mais simples e baratos, mas não tão eficientes, outros com custo elevado, mas com alta eficiência, a escolha do equipamento adequado depende da vazão da água, da necessidade do processo, entre outros.
Existe um equipamento chamado Chiller, pode funcionar por compressão, através de um ciclo termodinâmico, causa a arrefecimento da água, é baseado no Efeito de Joule-Thompson, onde é comprimido o gás refrigerante, que posteriormente é resfriado, passa por uma expansão e para encerrar o processo do gás