Instituto gora Modulo 1
Convalidação em filosofia.
Acadêmico: Daniel Ramos de Bem - Santa Catarina.
Atividade Modular N 1. O surgimento da Filosofia.
A filosofia se apresenta como uma atividade humana indispensável, visto que a essência do objeto como tal, da estrutura da realidade... Não se manifesta direta e imediatamente. Neste sentido, a filosofia pode ser caracterizada como um esforço sistemático e critico que visa captar a coisa em si, a estrutura oculta do objeto posto, descobrir o modo de ser do existente. De modo que, se faz necessário uma reflexão mais profunda a cerca da realidade exposta, não o tornando ineficiente a nossa tarefa filosófica.
Tarefa essa que não se restringe a grandes sábios, antes se mostra como inerente a ação humana. O filosofar é próprio de todos, dos mais simples aos mais elaborados intelectualmente, “simplório” no dizer de Gramsci. Neste caminho dialético podemos distinguir algumas características desse pensar como ação necessária para um fim valido: a criticidade e a radicalidade.
A Filosofia surge no século VI a.C. quando alguns pensadores resolvem duvidar das explicações mitológicas e começaram a pensar na possibilidade de explicara realidade a partir da razão, sem recorrer a fé.
A palavra Filosofia é de origem grega: philos = amigos e Sophia = sabedoria. Filósofo é aquele que é amigo do saber. A origem do pensar filosófico se dá pelo espanto, admiração e perplexidade. Filosofar é questionar, refletir sobre a realidade humana e formar conceitos capazes de traduzir essa realidade para ser pensada, comunicada e repensada.
O conhecimento filosófico surgiu gradativamente em substituição aos mitos e as crenças religiosas, na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam. A formação do pensamento filosófico se deu na passagem do Mito para a Razão. A principal característica esta justamente na superação de uma visão cosmogônica para uma explicação cosmológica sobre a ordenação do