Ajude
FINANÇAS
A função básica da administração financeira é coordenar o fluxo de recursos, o que é extremamente importante para a empresa. A administração eficiente do fluxo de recursos na empresa implica na existência de algum objetivo ou meta, pois a avaliação sobre se uma decisão financeira é ou não eficiente tem que ser feita à luz de algum padrão.
1 Administração Financeira As Finanças podem ser definidas como a ciência do gerenciamento, lida com o processo, as instituições, os mercados e instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre indivíduos, negócios e governos. O orçamento é a ferramenta administrativa mais adequada para se planejar financeiramente, as atividades operacionais de uma instituição.
Gerir é procurar a otimização, implementando as competências e os meios humanos, técnicos e financeiros, com vista a atingir os objetivos fixados. Devido a esta necessidade surge a gestão financeira nas empresas na qual se concentra sobre o estudo das decisões financeiras necessárias as empresas, ocupando sempre um lugar privilegiado na sua gestão porque diz respeito á sua política geral: o seu nascimento, crescimento e autonomia. Numa economia de mercado, baseada nas trocas, é sob forma monetária que aparecem ligações entre os agentes econômicos. A gestão financeira procura combinar recursos dentro da empresa quer através dos acionistas, quer através de financiamentos que deveram ser investidos num processo de produção e troca que liberte um excedente. A razão mais importante pela gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada. Uma boa gestão financeira ajuda a direção da organização a planear para o futuro, uma vez que indica quanto dinheiro