aiaiai
MARIA ANGELA SANTINI
Assistente Social
Mestre em Políticas Sociais
POLÍTICAS PÚBLICAS DA FAMÍLIA
POLÍTICAS PÚBLICAS DA FAMÍLIA
Aula 1
Políticas Públicas da Família
Objetivos:
Compreender a trajetória da família e suas diferentes configurações no decorrer da história;
Apresentar a importância da família na formação das pessoas.
FAMÍLIA
“Os problemas sociais não poderão ser resolvidos se não forem desvendados inteiramente por quem se inquieta com sua ocorrência e atua no sentido de superá‐los.”
JOSÉ DE SOUZA MARTINS
Este termo foi criado na Roma Antiga
(famulus‐latim) para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e também escravidão legalizada.
1
O QUE É FAMÍLIA?
TRADICIONALMENTE, a família foi sendo definida como agrupamento de pessoas, unidas por meio do matrimônio (ou da convivência conjugal), construindo laços de parentesco através da consanguinidade e da adoção, com função de reprodução (da família e da herança: cultural, patrimonial, moral, ...), econômica (de produção e consumo), da proteção, da educação e socialização.
O QUE É FAMÍLIA?
ATUALMENTE, ampliou‐se o conceito, partindo da perspectiva da função de proteção social.
Nesse sentido, a definição do conceito se baseia nos laços de solidariedade que possibilitam as condições necessárias para a proteção do grupo.
FAMÍLIA
“Núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. Ele tem como tarefa primordial o cuidado e a proteção de seus membros, e se encontra dialeticamente articulado com a estrutura social na qual está inserido.”
(MIOTO, 1997)
Não existe uma família ideal ou um modelo pré‐determinado de família, existem famílias reais. Independente de sua configuração, a família continua sendo um núcleo social