AI SIM!
Campus blackboard
Motores e Acionadores elétricos
Engenharia Mecânica
Victor Hugo de Souza Ferreira
RGM:1113291
Motor de passo
Brasília
Maio/2014
1. O que são motores de passo bifiliares?
Motores bifiliares são motores há dois conjuntos idênticos de bobinas em cada polo. Dois filamentos são enrolados juntos como se fossem uma única bobina. Isto produz duas bobinas que são quase idênticas elétrica e magneticamente
Os motores bifiliares, que significa dois fios, são muito parecidos com os motores bipolares falando de rotor e estator. A diferença é que os motores bifiliares tem oito terminais e os bipolares quatro, pelo fato que cada bobina é composta de dois fios enrolados em paralelo.
2. Apresente uma curva Torque x Velocidade de um motor de passo e escreva um texto discutindo qualificadamente essa relação.
A curva do diagrama Torque x velocidade apresenta o desempenho do motor. Há duas faixas de operação a faixa de partida (Pull-in torque), a faixa de parada (pull- out Torque) e a faixa de rendimento (slew range).
Na faixa de início/parada, o motor pode ser acionado ou parado com a aplicação de pulsos de passo a uma frequência constante no driver. Em velocidades dentro desta faixa, o motor possui torque suficiente para acelerar sua própria inércia até uma velocidade de sincronismo sem que a defasagem de posicionamento exceda dois passos. É óbvio que, se uma carga inercial for adicionada, esta faixa de velocidade é reduzida. Portanto, a faixa de início/parada depende da inércia da carga.
Para operar o motor em velocidades mais elevadas, é necessário iniciar numa velocidade dentro da faixa de partida/parada e então acelerar o motor para a região de rendimento. De forma semelhante, ao parar o motor, ele deve ser desacelerado de volta à faixa de partida/parada antes de se desativar os pulsos de passo. O uso da aceleração e desaceleração, ou “ramping”, permite que