ai meu deis
Usando uma lima 15 ou 10 penetre no canais muito irrigade ate chegar no CPT. Para espalhar solucao irrigadora por todo canal. Em necro usa-se a tecnica de Oregon: Comecao de lima calibrosa para a de menor calibre ate chegar no CPT. 70 – 60 – 55 – 50 – 45 . Faze odonto metria Batente acima da 10 ou 15... ate 35. Escalonamento da 40 ate a 55.
PROTOCOLOS CLÍNICOS | ENDODONTIA
PROTOCOLO PARA
NECROPULPECTOMIAS
NECROPULPECTOMIA PODE SER DEFINIDA COMO A COMPLETA REMOÇÃO DO TECIDOPULPAR NECROSADO E MICROORGANISMOS EXISTENTES NO INTERIOR DO SISTEMA DE CANAISRADICULARES, VISANDO A TOTAL SANIFICAÇÃO DO MESMO, REDUZINDO A INFECÇÃO, SEU POTENCIAL PATOGÊNICO E O DEIXANDO EM CONDIÇÕES DE SER HERMETICAMENTE FECHADO.
.INDICAÇÕES:
NECROSE PULPAR (DECORRENTE DE TRAUMA OU PULPITE)
NECROSE PULPAR COM LESÃO RADIOLÚCIDA PERIAPICAL
NECROPULPECTOMIA
1) DIAGNÓSTICO -ANAMNSE-EXAME CLÍNICO (INSPEÇÃO, EXPLORAÇÃO, PALPAÇÃO E PERCUSSÃO)-TESTE DE SENSIBILIDADE PULPAR-RADIOGRAFIA PERIAPICAL(ESTABELECER CAD e CPT)
2) ANTI-SEPSIA INTRA ORAL-CLOREXIDINA A 0,2%
3) ANESTESIA
4) ISOLAMENTO ABSOLUTO DO DENTE EM QUESTÃO
-REMOÇÃO DE TECIDO CARIADO, RECONSTRUÇÃO DA COROA COM RC (CASO NECESSÁRIO)*
5) ANTI-SEPSIA DO CAMPO OPERATÓRIO
(DENTE+GRAMPO+DIQUE DE BORRACHA)
-CLOREXIDINA A 2% OU-PVPI A 10%
6) ABERTURA CORONÁRIA (CIRURGIA DE ACESSO)
-REMOÇÃO COMPLETA DO TETO DA CÂMARA PULPAR-DESGASTE COMPENSATÓRIO, PARA MELHORAR O ACESSO DOS INSTRUMENTOS AO INTERIORDO CANAL RADICULAR
7) ABUNDANTE IRRIGAÇÃO DA CÂMARA PULPAR
-SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO A 1% (SOLUÇÃO DE MILTON)-REMOÇÃO DE TECIDO NECROSADO PRESENTE NA CÂMARA PULPAR;
8) PENETRAÇÃO DESINFETANTE (DESCONTAMINAÇÃO OU NEUTRALIZAÇÃO DO CONTEÚDO SÉPTICO)-IMEDIATA : INUNDAR CANAL RADICULAR COM HIPOCLORITO E SÓDIO A 1%; INTRODUZIR LIMATIPO K DE PEQUENO CALIBRE (10 OU 15) E REALIZAR MOVIMENTOS PROGRESSIVOS DE PENETRAÇÃO E REMOÇÃO PARA QUE A SOLUÇÃO ENTRE EM CONTATO COM TODO O CONTEÚDO